Dieta Cetogênica – Como Fazer? Pra que Serve?

Depois de finalizar a minha série de artigos sobre “Como Montar seu Treino” eu decidi escrever um pouco sobre dieta.

A maioria das pessoas que me seguem na internet me conhecem por propagar a dieta flexível. A dieta flexível não é uma dieta e apenas uma filosofia de alimentação e ela pode ser usada para fazer QUALQUER tipo de dieta. Esse método consiste em apenas contar os macros e bater a sua meta diária.

“Macros” é uma abreviação para “macronutrientes” que são nutrientes que quando ingeridos geram calorias, diferente dos micronutrientes (vitaminas e minerais).

Os macronutrientes principais são:

  • Carboidratos (4 calorias por grama)
  • Proteínas (4 calorias por grama)
  • Gorduras (9 calorias por grama)

Poderíamos falar do álcool também mas este não é um nutriente pois não tem uma função no nosso corpo, mas de qualquer modo ele gera 7 calorias por grama.

Eu não vou entrar em detalhes sobre a MINHA opinião sobre a dieta cetogênica, mas eu não recomendo ela para 99% das pessoas e acredito que a maioria vai se beneficiar mais e ter um desempenho melhor, tanto cognitivo, quanto físico em uma dieta com mais carboidratos. O por que disso seria assunto para um outro artigo (comente se você quer algo do tipo).

A dieta cetogênica é uma dieta a base e proteínas e gorduras, aonde você minimiza ao máximo seu consumo de carboidratos.

O carboidrato é a fonte de energia preferida pelo seu corpo, ou seja, ele usa mais carboidratos como combustível. A principal fonte de energia seria o açúcar no sangue pois já está disponível para uso, outras fontes seriam o glicogênio dos músculos e do fígado. O glicogênio é uma forma de estoque de açúcar (glicose) no corpo.

Algo importante de se notar é que o cérebro usa glicose como combustível! Mas ele é um tecido condicionado, ou seja, se a glicose estiver presente ele vai usá-la senão ele precisa mudar de combustível. Os músculos e o fígado também são tecidos condicionados, já o seu sistema nervoso central e as hemácias são obrigados a usar glicose.

screen-shot-2016-11-04-at-12-30-40-pm

Quando você passa a consumir mais gorduras, e baixo carboidrato o seu corpo precisa se adaptar e começar a usar a gordura como uma fonte de energia, MAS isso NÃO significa que você vai QUEIMAR mais gordura. Lembre-se, você só vai perder peso se você estiver em déficit calórico, não importa o quão saudável você se alimente, a LEI do balanço energético é irrefutável. Note que para exercícios anaeróbicos (de alta intensidade) você precisa de glicose, para exercícios aeróbicos você pode usar corpos cetônicos, que eu vou explicar o que são logo mais.

Mas então quando você começa a consumir mais gorduras (com baixo carbo, se o carbo estiver alto a dieta não funciona), você vai começar a produzir mais corpos cetônicos, que serão a nova fonte de energia do seu corpo. E esse processo leva alguns dias para acontecer.

O problema é que o que se vê por ai hoje em dia não é uma dieta cetogênica de verdade, e sim uma low card (baixo carbo). A dieta cetôgenica consiste em aproximadamente:

65-70% gorduras

25-30% proteínas

0-5% carboidratos

Se você fizer uma dieta muito alta em proteínas você não vai entrar em cetose (usar corpos cetônicos como energia) porque a proteína é glucogeogênica (pode ser convertida para glicose).

Muita gente propõe que essa dieta aumenta bastante a queima de gordura, alguns estudos compararam essa dieta com uma normal e igualaram a ingestão calórica. O problema desse experimento foi que a dieta cetogênica tinha uma quantidade de proteína maior do que a dieta normal e a proteína é termogênica (o efeito térmico da proteína é muito alto, e é mais fácil queimar mais calorias comendo proteínas). Quando a quantidade de proteína foi equivalente nenhuma vantagem foi vista em termos de queima de gordura na dieta cetogênica.

Eu tenho algumas razões para não gostar muito da dieta cetogênica, mas ela tem sim os seus benefícios para algumas pessoas. Algumas pessoas se sentem bem e acham que é uma dieta mais fácil de se fazer, e se isso for verdade pra você tudo bem, eu sempre indico fazer o que for mais conveniente para você. Não adiante você fazer a melhor dieta do mundo (que não existe) se você só aguenta segui-la por 3 dias.

A dieta cetogênica vai beneficiar pessoas que têm:

  • Epilepsia
  • Alzeimers
  • Câncer

 

Estudos sugeriram que pessoas com epilepsia têm o número de convulsões reduzido grandiosamente quando entram em dieta cetogênica. [1]

Uma das causas da doença Alzeimers seria a resistência de insulina do cérebro, ou seja, a glicose não está entrando nas células do cérebro, então o cerébro fica sem combustível. E como ele é um tecido condicionado, você pode entrar em uma dieta cetogênica e fazer com que seu cérebro mude a sua fonte de energia, para uma que ele possa usar. [2]

Existem milhares de tipos de câncer, mas existe uma hipótese que sugere que as células de câncer só usam glicose como fonte de energia. Trocando a fonte de combustível do seu corpo para corpos cetogênicos e diminuindo a quantidade de glicose, as células cancerígenas não vão ter combustível e vão se multiplicar menos. Isso é que muitos estudos têm sugerido. [3]

NÃO estou sugerindo que você faça isso se tem alguma dessas doenças apenas converse com o seu médico e olhe os estudos. Não sou médico e não estou usando este artigo para diagnosticar ninguêm.

Referências:

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27586246
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25101284
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25069036

 

 

Advertisements

13 thoughts on “Dieta Cetogênica – Como Fazer? Pra que Serve?

  1. Caio, ótimo artigo, já acompanho seu trabalho a alguns messes e tenho que dizer que estou gostando muito, falta só começar a ouvir seu podcast haha, ainda não tive tempo.
    Uma duvida, após ler os seus artigos sobre como montar seu treino resolvi criar o meu propio treino, tanto por achar que o do professor não era tão bom, quanto para me testar. Optei por fazer um treino Pull/Push/Legs e não lembro de ter visto nada sobre eles nos seus artigos, oq acha dela?

    Like

    1. Victor, dá uma olhada nos artigos sobre como montar seu treino aqui no site do Caio, ele fala sobre essa divisão de treino pull/push/legs.
      Valeu irmão! Bons treinos!
      Abraço

      Like

    2. mano pull/push/legs nada mais é do que o ABC, a ordem de treino não importa, se você treina cada grupo muscular 2 vezes na semana já é um ABC2x

      Like

  2. Fala Caio! Eu já ouvi falar dessa dieta, inclusive como sendo a forma de alimentação dos humanos antes do domínio dos grãos.

    Tenho uma tendência genética a ter o colesterol alto, no momento o colesterol “ruim” está sob controle, porém o “bom” não, no final das contas, o colesterol total está sempre acima. É muito complicado controla-lo e já vejo o controle do “ruim” como uma vitória, pois nunca tomei e não tomarei enquanto puder não tomar nenhum tipo de remédio, como a Sevastatina, por exemplo.

    Enfim, minha dúvida é a seguinte:
    Esta alta ingestão de gordura, por mais que sejam as gorduras boas, não seria contra-indicada para pessoas como eu?

    Um abraço, parabéns e continue sempre evoluindo seus pensamentos e sua personalidade, como faz!

    Like

  3. Caio achei i.interessante, mas a duvida, lowcarb adotado como estilo de vida tem se la seus resultados a longo prazo, além de ser possível a redução de peso razoável quando combinada a trein ou jejum intermitente ……certo?

    Like

  4. Ótimo artigo. Estava esperando algo semelhante pra puxar um gancho.
    Dieta é uma peça fundamental do esporte, e acredito que deveria abordar sobre o assunto no seu blog.
    Acho interessante se falasse sobre dieta no geral. Muito acham que realmente deveriam comer quilos de carne por dia pra ter crescimento muscular. O que,na pratica, não é bem assim.
    Parabéns Caio, pelo ótimo trabalho. Sucesso.

    Like

  5. Caio, faça um artigo para quem segue low carb (até 100gr de carbo/dia ou até 20% dos macros). Muitos estudos mostram que é uma dieta altamente eficiente e duradoura. Já ouviu falar do Dr Souto e suas ideias?!

    Like

  6. ÓTIMO TRABALHO CAIO, acompanho seu canal desde o início, e agora acompanho seus artigos, percebe-se que você possui um grande conhecimento e se esforça para passa-lo de forma simples e didática para adquirirmos ele, eu já evolui muito com suas dicas então irei também comprar o seu novo livro. Obrigado por tudo E CONTINUE COM O SEU EXCELENTE TRABALHO!!! abraços e tmj

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s